Afinal, o que é Parto Humanizado?

A expressão “parto humanizado” surgiu para nomear a assistência ao parto que respeita a fisiologia da mulher, sua dor, seus limites e suas preferências. É uma assistência acolhedora, empática e passiva, permitindo a mulher protagonizar esse momento. O objetivo é tornar o parto uma experiência amorosa, dinâmica, calma e a menos dolorosa possível.

A assistência humanizada envolve também a maneira de receber o bebê que acaba de nascer. O objetivo é que ele nasça gentilmente para um ambiente acolhedor e fique pele a pele com sua mãe. Toda essa experiência vale para o parto cesárea também. A descrição que fiz até aqui não tem nada de extraordinário, é a maneira “humana” de nascer.

Por que existe esse nome óbvio para um evento tão corriqueiro que é o nascimento?

Porque “humanização do parto” é também um movimento social contra um modelo de assistência obstétrica praticado nos últimos 20 anos no Brasil e no mundo. Nesse modelo, intervenções médicas foram desenvolvidas e implementadas para evitar desfechos trágicos que os partos podem trazer. Além disso as experiências de parto não eram, no geral, boas para as mulheres que sofriam com muita dor e infelizmente às vezes com falta de empatia por parte da equipe que as assistia.

Daí o termo “violência obstétrica”, o medo do parto normal, o alto índice de cesárias (55% de cesárias no Brasil em 2018). Em 2018 a OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou o documento WHO recomendations: intrapartum care for a positive childbirth experience para incentivo à boa prática obstétrica. Hoje a mentalidade sobre parto está mudando na sociedade brasileira, tanto entre as pacientes como entre os profissionais da obstetrícia (obstetras, neonatologistas, enfermeiras, doulas) e instituições hospitalares que estão modernizando suas instalações para oferecer um ambiente agradável e seguro às parturientes. Enfim, parto humanizado é o parto que todas mulheres querem e que todos os bebês merecem.

Para uma gestação tranquila e saudável a mulher precisa estar com sua saúde geral e ginecológica em dia antes mesmo de iniciar as tentativas. Na consulta pré-concepcional o profissional visa orientar, esclarecer dúvidas, avaliar medicamentos a serem suspensos ou introduzidos, examinar e solicitar exames direcionados a cada mulher e ao casal. O parceiro é bem-vindo na consulta e também precisa estar com sua saúde em dia. Desse modo, a gravidez já começará com o melhor para a gestante e embrião que nela se desenvolve.

image
image

Convênios Atendidos

Confira todos os convênios que atendemos na Clínica Grynszpan